Projeto de Restauração da Almateria
Versão 9
2 de Outubro de 2022

Por: Felipe
Página do mod e fórum de discussão



I. MERDA GERAL

O Projeto de Restauração é um mod para o Baldur's Gate 2 visando restaurar literalmente todos os sons não usados assim como alguns personagens ou locais menores cortados. Nas iterações recentes ele evoluiu para o companheiro mais jovem, mais impetuoso do Unfinished Business.


II. O QUE O MOD FAZ

A. Locais Restaurados

Este componente adiciona, restaura ou melhora o conteúdo de alguns locais que não chegaram a ir pra versão lançada ou tinham qualquer conteúdo faltando.

B. Personagens e Diálogos Restaurados

Este componente restaura alguns personagens cortados. A maioria deles não tem qualquer função de verdade mas serve como "sabor".

Adicionalmente, desde a versão 5 o componente também restaura algumas opções de diálogos. C. Sons Restaurados

O componente maior e o mais importante, ele restaura os sons apropriados para os danos, mortes e quebra de moral de aproximadamente 1600 personagens. Alguns deles também tem sons adicionais não usados para outras ocasiões.

D. Itens Restaurados

Este componente restaura alguns itens não adicionados por quaisquer outros mods.

E. Opções de Desejo Restauradas

Este componente restaura duas opções de desejo cortadas sendo elas:

F. Restauradas as tabelas de experiência no Throne of Bhaal

Este componente restaura as recompensas de experiência por fazer coisas menores no Throne of Bhaal, por exemplo:

G. Encontros Aleatórios Restaurados

Este componente restaura encontros aleatórios em ambos, no Shadows of Amn e no Throne of Bhaal.

H. O Lich Deril (Ou a missão de Cernd tendo um encerramento)

Se você obteve o filho de Cernd pacificamente o Deril voltará como um lich após três dias se o Cernd ainda estiver no grupo. Após uma curta batalha ele correrá de volta pra casa dele aonde você poderá se livrar dele permanentemente.

I. Restaurações Menores

Este componente restaura vários dados, principalmente ícones esquecidos/substituídos.

J. Melhor Importação de Itens

Com esta adição o djinn do Plano do Ar também conhecido como Malaaq dará a você uma arma adicional. O que ela será depende inteiramente do que você carregou com você quando você importou o jogo. Poderia ser uma Língua de Fogo, Machado de Bali, Adaga de Longtooth, Maça do Kiel, Raiz do Problema ou algo mais! Não é necessário em BG 2 - EE após o patch 1.3.

K. O Sonho Final do Assassino

A versão anterior deste mod mantinha a área de testes do Assassino como uma área de missão menor com um requerimento idiota. Era muito ruim. Com este componente instalado a área de testes do Assassino é finalmente uma área completa com um sonho de introdução e tudo mais assim como nosso Bioware In Heaven pretendia. Apenas durma algumas vezes após o sonho no qual Ellesime fala com você e tudo será revelado.

L. Mudança Alternativa do Assassino

Originalmente a mudança do Assassino supostamente drena o grupo das forças vitais deles e causa horror em todos testemunhando-a até o jogador aprender o usar o Assassino no Bosque Antigo. Este componente restaura esta habilidade. É opcional, uma vez que algumas pessoas poderiam não gostar desta mudança.

M. Cena Extendida da Alameda de Waukeen

Eu recentemente descobri algumas falas não usadas por Irenicus, Gaelan e Imoen, as quais foram configuradas pra serem usadas numa cena mais conservadora baseada em diálogo na Alameda de Waukeen. Na mudança elas foram perdidas. A despeito de serem só 6 falas no total elas explicam perfeitamente por que Gaelan sabia aonde você estava indo e por que ninguém se importa com os ladrões sequestrados. Também tem um pouco de gritaria de mago louco a moda antiga.


III. INSTALAÇÃO/DESINSTALAÇÃO

Pra instalar extraia os conteúdos do arpvX.zip no seu diretório principal do BG 2 (no Windows) ou Baldur's Gate 2.app/drive_c/[caminho posterior] (macs compatíveis com WINE), então clique duas vezes no arquivo setup-arestorationp.exe ou setup-arestorationp.command se seu computador for um Mac e siga as instruções na tela. Se você joga bideo james no Linux você provavelmente já sabe o que fazer.

Pra desinstalar faça o mesmo.


IV. COMPATIBILIDADE

O pacote das missões deve preferivelmente ser instalado após instalar o componente G. A parte disso o ARP é totalmente compatível com cada mod graças a mágica da Programação Inteligente.


V. HISTÓRICO DAS VERSÕES

V1 (20 de Março de 2013)
Lançamento inicial.

V1.1 (21 de Março de 2013)
Consertei um bug que impedia o componente dos Sons Restaurados de ser instalado devido a um REQUIRE_PREDICATE mal colocado.

V1.2 (27 de Março de 2013)
As capas das piadas agora são adicionadas de um modo que não quebra as tabelas do itens que caem no chão pros usuários do BGT.

V1.3 (28 de Março de 2013)
O Kiser não clona mais a si mesmo.
Becky e Diane aparecem de verdade.
Adicionada uma tradução pro Alemão do Gast.

V2 (3 de Abril de 2013)
Restaurei três novos encontros.
Restaurei duas opções de desejos.
Restaurei os bolts abençoados.

V3 (18 de Abril de 2013)
Restaurei dois novos personagens menores.
Restaurei dois encontros aleatórios.
Restaurei uma área grande.
Adicionei um final pra missão do Cernd.
Consertei as recompensas em XP por coisas no ToB.

V3.1 (4 de Maio de 2013)
O Deril poderia não morrer tão facilmente durante o primeiro encontro.
Adicionei uma pequena recompensa por matar o Deril.

V3.2 (12 de Maio de 2013)
O Wisp escreveu um pouco de código que tornará o mod menos capaz de destruir absolutamente tudo. Obrigada Wisp!

V3.3 (22 de Junho de 2013)
O ogre aparece de verdade desta vez.
Inversamente, o Deril não aparece mais no bosque dos druidas e assassina todo mundo.

V3.4 (11 de Outubro de 2013)
Prescrevi testosterona para o fanático tentando queimar a Viconia.
Mudei algo pra que as falas do Rielev não fiquem mais em polonês o tempo todo.

V3.4.1 (17 de Novembro de 2013)
Adicionei compatibilidade com o BG 2 - EE.

V3.4.2 (2 de Março de 2014)
O cara no funeral do pai da Nalia agora realmente diz suas falas!

V3.5 (12 de Abril de 2014)
Adicionei o ícone do mapa da Saradush destruída.
Melhorei algumas coisas burras.

V4 (22 de Abril de 2014)
Adicionei o Plano da Terra pro Chateau Irenicus.
Restaurei dois encontros aleatórios.
Restaurei dois itens.
Restaurei oito personagens menores no total.
Melhorei a probabilidade dos encontros.

V4.1 (16 de Maio de 2014)
Adicionei o conserto pra importação de itens.
Diminuí a velocidade das botas do raio ainda mais.
Consertei a compatibilidade com o UB removendo o encontro com o AG.
Removi a tradução pro Alemão.

V4.2 (18 de Maio de 2014)
Adicionei um novo caminho pro segundo nível da casa do Yaga-Shura.

V5 (28 de Maio de 2014)
Adicionei uma versão alternativa da Transformação do Assassino.
Restaurei dois itens de valor para a trama.
Restaurei uma conversa e oito opções de diálogo de valores variados.
Mudei a área de teste do Assassino pra ser engatilhada por um sonho.

V5.1 (28 de Maio de 2014)
Adicionei dois novos encontros com demônios durante a missão da Esfera Planar.
Adicionei um novo diálogo para um dos outros demônios. Obrigado pela info, Argent77!

V5.1.1 (1 de Junho de 2014)
Dividi as instalações nas versões regular e BG 2 - EE.
Consertei todos os novos componentes pra funcionarem no BG 2 - EE.

V6 (3 de Junho de 2014)
Uni de novo as instalações e re-codifiquei o tp2 com código roubado do UB.
Restaurei uma tela de texto aparecendo quando enviada pra Spellhold por Desharik.
Restaurei o ícone original da Fúria do Berserker.
Restaurei os insultos do Firkraag.
Restaurei uma armadilha na Esfera Planar.
Restaurei uma página no livro de feitiços de Spellhold.
Restaurei a possibilidade de falar com o Falik.
Restaurei duas dicas no jogo.
Restaurei um encontro em Windspear Hills.

V6.1 (13 de Junho de 2014)
Adicionei um seguro contra falhas para os componentes mais bugados.
Restaurei dois diálogos e um velho-novo personagem.
Remodelei o código pra se ajustar absolutamente a cada combinação.

V6.2 (19 de Junho de 2014)
Adicionei uma descrição de texto pro desaparecimento do Nizdramanii'yt.
Adicionei uma entrada no jornal por se encontrar com o Volo.
Consertei um bug das respostas numeradas da conversa da Viconia.

V6.3 (11 de Julho de 2014)
Adicionei novas linhas de rastreamento do ToB.
Consertei o bug com os ambientes desaparecidos, talvez.
Consertei o bug com a conversa repetida da Viconia.

V6.4 (13 de Julho de 2014)
Adicionei uma nova fala para o trabalhador do governo.
Adicionei um coletor de taxas no Distrito do Governo.

V7 (15 de Agosto de 2014)
Adicionei a cena extendida da Alameda de Waukeen.
Adicionei os disfarces do Saemon.
Restaurei um look original de urso. Sim, eu sei, é burro.
Adicionei duas novas opções de diálogo e uma conversa.
Adicionei um novo inimigo secreto na masmorra do Olho que Não Vê.
Adicionei uma tradução pro Italiano do Sergio, tradução pro Holandês do Tzarnal, tradução pro Latim do Sleep of Bronze e tradução pro Faroese do inscrutable horse.
Adicionei suporte pro Unix.
Adicionei reconhecimento automático do jogo e removi a divisão dos pacotes do OSX/Windows.
Reduzi os globais carregados no arquivo do save.
Mudei os scripts do Deril pra torná-lo um desafio maior.
Consertei um bug quando uma frase do jornal não apareceria em BG 2 - EE. A propósito, me contactem pelo arquivos fonte do iconv ou baixe eles aqui.
Consertei um bug aonde um camelCase mal digitado ocasionalmente, muito raramente faria com que a Saradush arruinada tivesse estragado o nome do mapa.
Consertei um bug aonde a Saradush arruinada ocasionalmente se moveria dois pixels acima no mapa e ficaria sem sincronização.
Consertei um bug aonde o jogador ocasionalmente obtia duas Espadas do Caos.
Consertei um bug com a câmara do Sahuagin não trancando você apropriadamente.
Consertei um bug com os nomes das novas áreas não se conformando com o idioma do jogo.
Removi o componente do Plano da Terra. Era visualmente muito defeituoso.

V7.1 (16 de Agosto de 2014)
Consertei o bug com a área dos encontros aleatórios do ToB não desativando a si mesma corretamente.

V7.2 (19 de Agosto de 2014)
Restaurei três ícones das habilidades de classe.
Adicionei entradas no jornal pros disfarces do Saemon.

V7.2.1 (15 de Setembro de 2014)
Consertei um bug com Viconia falando com o líder do grupo no Distrito do Cemitério enquanto não estava no grupo.
Retrocedi o WeiDU para a última versão universalmente estável.

V8 (26 de Outubro de 2014)
Adicionei dois novos diálogos com os contrabandistas de Amkethran.
Adicionei descrições para a batalha final com Roenalls dependendo do resultado.
Adicionei novos meios de resolver a missão pra Raelis Shai, o cenário do gênio do Underdark e a provação do medo.
Adicionei um novo druida ao bosque agindo atualmente como um substituto.

V8.0.1 (28 de Outubro de 2014)
Consertei um bug com o Kalden não aparecendo apropriadamente.

V8.0.2 (29 de Outubro de 2014)
Atualizada a tradução pro Italiano graças ao Sergio.
Adicionei uma nova fala pro pregoeiro da cidade.
Adicionei duas novas entradas no jornal.
Reprogamei o manejamento do jornal e encurtei o tp2.

V8.0.3 (12 de Dezembro de 2014)
Fiz a importação dos melhores itens não funcionar no BG 2 - EE como será substituído pela solução da Beamdog seguindo o Patch 1.3.

V8.1 (2 de Janeiro de 2015)
Restaurei oito diálogos do multiplayer.
Melhorei o código pra lidar melhor com as funções modernas.

V8.1.1 (10 de Janeiro de 2015)
Adicionei uma tradução pro Chinês Simplificado do Sebastian C.
Removi alguns bugs com a importação dos melhores itens. De novo.

V8.1.2 (22 de Fevereiro de 2015)
Consertei um bug que foi parcialmente causado pela re-introdução do Petr mas na verdade o motivo era bem mais profundo dentro do jogo.

V8.2 (17 de Abril de 2015)
Adicionei uma versão pro LiGNUx e removi o fork dos builds.
Garanti compatibilidade com Solaufein e BG2 Tweaks.
Atualizei o WeiDU pra Versão 2.38.

V8.2.1 (20 de Junho de 2015)
Adicionei uma tradução pro Francês do Isaya com um readme e tudo.
Removi a versão solitária do HANDLE_CHARSETS.
Garanti uma compatibilidade de dois caminhos com o SCS e o pacote de missões do Ding0.

V8.2.2 (2 de Agosto de 2015)
Atualização só pro Linux consistindo da remoção de arquivos desnecessários.

V8.2.3 (9 de Agosto de 2015)
Garantida a compatibilidade futura com a EET graças ao K4thos.

V8.2.4 (13 de Setembro de 2015)
Consertei um bug tornado possível ao restaurar os Esporos Gasosos.

V8.2.5 (25 de Setembro de 2015)
Consertei algumas inconsistências no componente dos Sons Restaurados.

V8.2.6 (9 de Janeiro de 2016)
Consolidei os três lançamentos do ARP, de novo.
Garanti uma compatibilidade ainda maior com lançamentos mais novos do EET graças ao K4thos.

V8.2.7 (9 de Agosto de 2016)
Consertei uma pequena diferença na numeração dos capítulos da EE.

V8.2.8 (22 de Abril de 2017)
Aumentei a forma do Assassino pra combinar com a descrição.
Consertei um bug aonde se você começar o jogo no capítulo 8 você ficaria preso com uma transformação aleijada do Assassino.

V8.2.9 (28 de Julho de 2018)
Consertei um erro de nomeação no arquivo do comando pro Weidu do macOS.

V8.3 (27 de Agosto de 2018)
Adicionei uma tradução pro Alemão do Dachrisma.
Melhorei o componente da importação dos melhores itens usando código roubado do CamDawg.

V8.4 (27 de Setembro de 2018)
Adicionada uma tradução pro Português Brasileiro do Felipe.
Consertei um bug relacionado com a EE com os encontros aleatórios.

V9 (25 de Setembro de 2022)
Adicionada uma tradução pro Russo do Austin & ArcaneCoast.ru.
Adicionada uma tradução pro Checo do Radim "Edvin" Klímek.
Componente "Melhor Importação dos Itens": O Malaaq deve estar no plano Elemental do Ar, não na biblioteca; o cambion não deve deixar cair uma 2a Espada do Caos.
Corrigido o formato do texto pro oBG2.
Adicionado um texto em inglês pras versões dos idiomas aonde estavam faltando frases.
Unificado o setup.tra pra todos os Sistemas Operacionais.
Adicionada a pasta libiconv-1.9.2-1-src.7z pra informação sobre a licença.
Removidos os restos do arquivos (DS_Store, utf8.mrk, pasta do backup).
Adicionado o arquivo .ini com metadados e RÓTULOS globalmente únicos pra suportar o Project Infinity.